Mostrando postagens com marcador Poesias de Domingos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poesias de Domingos. Mostrar todas as postagens

5 de mar. de 2013

Poesia de Domingo (atrasada)

Bons Amigos

Abençoados os que possuem amigos,
os que os tem sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, não se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos,
os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, não se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos,
os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos,
que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos,
de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade.

Há pessoas que choram
por saber que as rosas tem espinhos.
Há outras que sorriem
por saber que os espinhos tem rosas.


Machado de Assis




5 de fev. de 2012

Poesia de Domingo

Momentos


Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.

Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.

A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.

O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.

A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.



Clarice Lispector



Tenham um ótimo domingo! Beijoo.

29 de jan. de 2012

Poesia de Domingo




Sei lá menina, tá tudo tão legal,
e um legal tão batalhado, um legal merecido,
de costas e pernas doendo,
mas coração tranquilo.

Não puxo saco de ninguém, 
detesto que puxem meu saco também. 
Não faço amizades por conveniência,
 não sei rir se não estou achando graça. 
Odeio dois beijinhos, aperto de mão,
 tumulto, calor, gente burra 
e quem não sabe mentir direito.




...


Quando você ainda 
nem entendeu direito o que aconteceu,
 ou o que não aconteceu, (...) 
vem alguém de repente e te dá um soco no estômago.



Veja só 
que coisa mais individualista elitista, capitalista, 
só queria ser feliz, cara.




Não, não sei o que gostaria que você me dissesse. 
Dorme, quem sabe, 
ou está tudo bem, 
ou mesmo esquece, esquece.




Bem que podia ser agora, 
um amor novinho em folha.




Quem procura não acha. 
É preciso estar distraído 
e não esperando absolutamente nada. 
Não há nada a ser esperado. 
Nem desesperado.


Caio Fernando de Abreu






Tenham um ótimo domingo! Beijo. :)

28 de ago. de 2011

Poesia de Domingo


MORRER É PRECISO

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte, 
apenas à ausência de vida e isso é um erro.
Existem outros tipos de morte. 
E precisamos morrer todo dia.
A morte nada mais é do que uma passagem, 
uma transformação.
Não existe planta sem a morte da semente, 
não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma,
não existe borboleta sem a morte da lagarta,
 isso é óbvio.
A morte nada mais é que o ponto de partida 
para o início de algo novo,
a fronteira entre o passado e o futuro.
Se você quer ser um bom universitário, 
mate dentro de você o secundarista aéreo
 que acha que ainda tem muito tempo pela frente.
Quer ser um bom profissional? 
Então mate dentro de você
 o universitário descomprometido
que acha que a vida se resume
 a “estudar é só o suficiente para fazer as provas.”
Quer ter um bom relacionamento?
 Então mate dentro de você o jovem inseguro, 
ciumento, crítico,
exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto
 que pensa que pode fazer planos sozinho,
sem ter que dividir espaços, 
projeto e tempo com mais ninguém.
Quer ter boas amizades?
 Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita e descompromissada,
 que só pensa em si mesmo.
Mate a vontade de tentar manipular as pessoas
 de acordo com a sua conveniência.
Respeite seus amigos, 
colegas de trabalho e vizinhos,
 enfim todo processo de evolução exige 
que matemos o nosso "eu" passado, inferior.
E qual o risco de não agirmos assim?
O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, 
perdendo o nosso foco,
comprometendo essa produtividade, e, 
por fim prejudicando nosso sucesso.
Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram, 
não se projetam para o que serão ou desejam ser.
Elas querem a nova etapa, 
sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam.
Acabam se transformando em projetos acabados,
 híbridos, adultos infantilizados.
Podemos até agir,
 às vezes, como meninos, 
de tal forma que não mantemos as virtudes de criança, 
que também são necessários anos,
adultos, como: 
brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, tolerância, etc.
Mas, se quisermos ser adultos,
 devemos necessariamente matar atitudes infantis, 
para passarmos a agir como adultos.
Quer ser alguém
 (líder, profissional, pai ou mãe, cidadão ou cidadã, amigo ou amiga)
 melhor e evoluído?
Então, o que você precisa matar em si, 
ainda hoje, é o "egoísmo" é o "egocentrismo", 
para que nasça o ser que você tanto deseja ser.
Pense nisso e morra. 
Mas, não esqueça de nascer melhor ainda.
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, 
mas na intensidade com que acontecem,
por isso existem momentos inesquecíveis,
 coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.


Fernando Pessoa



3 de abr. de 2011

Poesia de Domingo



Versos Escritos N'água

Os poucos versos que aí vão,
Em lugar de outros é que os ponho.
Tu que me lês, deixo ao teu sonho
Imaginar como serão.

Neles porás tua tristeza
Ou bem teu júbilo, e, talvez,
Lhes acharás, tu que me lês,
Alguma sombra de beleza...

Quem os ouviu não os amou.
Meus pobres versos comovidos!
Por isso fiquem esquecidos
Onde o mau vento os atirou.

Manuel Bandeira



Tenham um ótimo domingo! Beijoooo!

20 de mar. de 2011

Poesia de Domingo

Soneto XVII


Se te comparo a um dia de verão
És por certo mais belo e mais ameno
O vento espalha as folhas pelo chão
E o tempo do verão é bem pequeno.

Ás vezes brilha o Sol em demasia
Outras vezes desmaia com frieza;
O que é belo declina num só dia,
Na terna mutação da natureza.

Mas em ti o verão será eterno,
E a beleza que tens não perderás;
Nem chegarás da morte ao triste inverno:

Nestas linhas com o tempo crescerás.
E enquanto nesta terra houver um ser,
Meus versos vivos te farão viver.



William Shakespeare




Tenham um ótimo domingo, beijooo!

6 de mar. de 2011

Poesia de Domingo

Timidez

Basta-me um pequeno gesto,
feito de longe e de leve,
para que venhas comigo
e eu para sempre te leve...

- mas só esse eu não farei.
Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes...
- palavra que não direi.
Para que tu me adivinhes,
entre os ventos taciturnos,
apago meus pensamentos,
ponho vestidos noturnos,
- que amargamente inventei.
E, enquanto não me descobres,
os mundos vão navegando
nos ares certos do tempo,
até não se sabe quando...
e um dia me acabarei.


Cecília Meireles



Tenham um ótimo domingo! Beijo.

26 de fev. de 2011

Poesia de Domingo


Sonhe

Sonhe com o que você quiser. 
Vá para onde você queira ir.

Seja o que você quer ser, 
porque você possui apenas uma vida

e nela só temos uma chance 
de fazer aquilo que queremos.

Tenha felicidade bastante 
para fazê-la doce. 
Dificuldades para fazê-la forte. 
Tristeza para fazê-la humana.
esperança suficiente...
para fazê-la feliz.

Clarice Lispector




Tenham um ótimo domingo, beijooooo.

12 de fev. de 2011

Poesia de Domingo



Amor é Síntese


Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...

Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.

Mário Quintana




Grande beijo, e ótimo domingo!



9 de jan. de 2011

Poesia de Domingo

Lundu do Escritor Difícil


Eu sou um escritor difícil 

Que a muita gente enquizila, 
Porém essa culpa é fácil 
De se acabar duma vez: 
É só tirar a cortina 
Que entra luz nesta escurez. 


Cortina de brim caipora, 

Com teia caranguejeira 
E enfeite ruim de caipira, 
Fale fala brasileira 
Que você enxerga bonito 
Tanta luz nesta capoeira 
Tal-e-qual numa gupiara. 


Mas gaúcho maranhense 

Que pára no Mato Grosso, 
Bate este angu de caroço 
Ver sopa de caruru; 
A vida é mesmo um buraco, 
Bobo é quem não é tatu! 


Eu sou um escritor difícil, 

Porém culpa de quem é!... 
Todo difícil é fácil, 
Abasta a gente saber. 
Bajé, pixé, chué, ôh "xavié" 
De tão fácil virou fóssil, 
O difícil é aprender! 


Virtude de urubutinga 

De enxergar tudo de longe! 
Não carece vestir tanga 
Pra penetrar meu caçanje! 
Você sabe o francês "singe" 
Mas não sabe o que é guariba? 
— Pois é macaco, seu mano, 
Que só sabe o que é da estranja.




Essa poesia de hoje é uma homenagem à arte da capoeira que tanto amo. Capoeira é a arte de dançar dentro da luta e lutar dentro da dança. É um jogo que eu amo.
Tenham um ótimo domingo, beijão!

3 de jan. de 2011

Poesia de Domingo


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, 

Muda-se o ser, muda-se a confiança: 
Todo o mundo é composto de mudança, 
Tomando sempre novas qualidades. 



Continuamente vemos novidades, 
Diferentes em tudo da esperança: 
Do mal ficam as mágoas na lembrança, 
E do bem (se algum houve) as saudades. 



O tempo cobre o chão de verde manto, 
Que já coberto foi de neve fria, 
E em mim converte em choro o doce canto. 



E afora este mudar-se cada dia, 
Outra mudança faz de mor espanto, 
Que não se muda já como soía. 




Luís Vaz de Camões






Ano Novo, Vida Nova! 2011, tempo de mudanças. 
Feliz Ano Novo pra todos. BeijoO!


ps: desculpem o atraso na poesia de domingo. rs

Related Posts with Thumbnails
 
A Piece of Me. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino